Exercícios Físicos

Como os exercícios físicos podem ajudar no combate à depressão?

É bastante difícl para uma pessoa com depressão, criar uma rotina de exercícios físicos, pois a doença faz com que nos sintamos desanimados, desestimulados, cansados e com dores no corpo.

É necessário então criar uma disciplina visando os resultados muito benéficos dos exercícios físicos. Um sacrifício que valerá à pena, visto que ajuda demais em vários sentidos. Vamos citar alguns deles:

1 – Só o fato de se manter uma disciplina e cumpri-la todos os dias ou alguns dias por semana já nos deixa satisfeitos e orgulhosos de nossos esforços. Vencer a indisposição constantemente pode se tornar uma rotina extremamente benéfica.

2 – É comprovado que atividades físicas trazem grande benefício para a saúde. Queima calorias, reduz niveis de colesterol e triglicérides, oxigena o cérebro, melhora a circulação, regula a pressão, etc.

3 – Após as atividades, temos uma certa sensação de alívio, visto que são liberadas as substâncias ligadas ao prazer; serotonina, dopamina e endorfina.

4 – Com o tempo vamos criando mais resistência física e nos cansando menos.

5 – A auto-estima melhora bastante ao sentirmos os resultados tanto na saúde como na aparência.

Quais exercícios físicos escolher?

Há vários tipos de atividade física e temos que saber quais aquelas mais indicadas para nós. Bom consultar um médico e fazer uma avaliação antes de iniciar uma rotina de exercícios ou musculação. Isso irá depender de fatores tais como idade e condições físicas gerais de cada indivíduo.exercicios depressão

No meu caso, pratico musculação e após os primeiros 3 meses os resultados são bastante significativos. Pagar mensalmente por isso também serve de incentivo para ir à academia mais vezes possíveis.

As caminhadas ao ar livre também são de grande benefício, principalmente em lugares onde a natureza esteja presente. Pode ser acompanhada de algum amigo (a) ou com um fone ouvindo músicas ou aulas de inglês, por exemplo.

Natação e hidroginástica certamente estão entre as melhores atividades físicas recomendadas para pessoas com depressão. Só o fato de se estar em contato com a água já é de grande valia.

Enfim, é inegável que exercícios físicos, sejam eles quais forem, devam ser praticados por pessoas que desejam sentir algum alívio da dor da depressão. Em alguns casos esse alívio poderá até ser permanente, quem sabe?

É adquirir determinação e coragem para que o sacrifício se torne recompensado com uma rotina saudável e eficaz.

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